Campeia em toda parte, nos lares como nos jornais, nas sociedades artísticas como nas escolas, no povaréu das ruas como no povinho dos concertos, na política como na politicagem, a mais completa ignorância da cultura musical, e em vez de buscarem na música as elevações estéticas e sociais da arte, só buscam a sensualidade dum malabarismo virtuosístico.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil, que demarca um tempo novo na história da educação baiana. O FACE é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, na expectativa de promover a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual da educação, no processo de criação das canções e de realização de festivais em suas distintas fases, ou seja, festivais nas escolas, regionais e estadual.
Essa proposta de realização do FACE relaciona-se a razões variadas de natureza educativa, artística e sociocultural. Por um lado, ao entendimento da necessidade de nova configuração da escola, de modo que contemple o direito a uma escola pública de qualidade e inclusiva, a partir de princípios e eixos que relacionam a educação à diversidade social e à cultura. Por outro, pelo reconhecimento da dimensão da legalidade, que institui leis que impõem a educação musical no currículo escolar.
Uma das razões que fundamentam as bases desse projeto diz respeito à necessidade de dar continuidade às práticas educativas relativas ao desenvolvimento da arte e, em especial, a música, no currículo escolar, pois embora as leis nacionais orientem para o desenvolvimento de ações e práticas culturais no universo escolar, a Bahia ainda continua “carente” de políticas dessa natureza, necessitando “vestir a camisa” da Arte e assumir a tarefa da construção de práticas efetivas, orientadas para as linguagens artísticas e culturais nos ambientes escolares.
Esta prática cultural constitui-se como ponto de partida para o desenvolvimento das linguagens artísticas no currículo escolar da atual gestão, que entende a Arte como eixo estruturante do processo educativo e educacional.
É na perspectiva de construção de projetos que se configure como modelo capaz de gerar estímulo e impacto no desenvolvimento de políticas culturais para a juventude estudantil e para o currículo escolar, em especial, que a Secretaria da Educação propõe realizar o FACE. O intuito é fomentar o desenvolvimento da Arte no currículo escolar, uma vez que a escola consiste em uma das mais significativas instituições para a juventude, representando o espaço de sonhos, da obtenção do conhecimento e da formação do ser em toda a sua plenitude; na formação do estudante e na consolidação desse ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, tornando significativo e prazeroso o cotidiano escolar e o lugar da manifestação de sentimentos e de valores humanizantes.
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