domingo, 26 de junho de 2011

São João Sustentável 2011



É preocupação do Colégio Luiz Rogério de Souza disseminar a idéia de sustentabilidade não apenas como uma proposta curricular, que seja um cumprimento de metas da secretaria ou de proposta curricular. No colégio Dr. Luiz Rogério de Souza, Plataforma a prática é tornar a filosofia de médio ambiente sustentável algo comum, corriqueiro. Tornar a sustentabilidade como um algo que seja rotina no colégio, que seja visto por todos de maneira usual. Professores, funcionários, direção e alunos unidos com a comunidade em torno do colégio buscam uma percepção prática de meio ambiente sustentável.



Diante deste conceito surgiu, então, o Projeto São João Sustentável Plantando a Paz, que a mudança e quebra de paradigmas na concepção de manter a tradição, sem abrir mão da sustentabilidade. Aliar a tradição com a visão de ser e estar sustentável, contribuir para construção de idéias que se tornem comuns, idéias que levem todos a sempre pensar e buscar maneira de manter o ambiente saudável. Um ambiente que esteja sempre presente para as gerações futuras. Em sendo assim, surgiu a proposta do São João Sustentável Dr. Luiz Rogério de Souza Plantando a Paz.



Acompanhando a linha de entendimento acima foi proposto e desenvolvido pelos alunos do colégio barracas de garrafas pets, roupas de jornal reciclados, CDs e DVDs usados, e, sem esquecer de mencionar ornamentações com garrafas pets, inclusive colares de tampas de refrigerantes. Entretanto, algumas equipes ainda arraigadas pela tradição fizeram barracas com uso de bambus, o que significou uma agressão ao meio ambiente. Contudo, esse fato foi usado como uma forma de aprendizado no sentido de levarem os alunos a entenderem que é preciso quebrar paradigmas; sem abrir mão das tradições juninas, no entanto é preciso proteger e cuidar do meio ambiente.



O São João do Colégio Estadual Dr. Luiz procurou e incentivou os alunos a serem protagonistas nas diversas atividades como: bandas tocadas e cantadas pelos alunos, quadrilha de São João perpetradas pelos educandos, desfile de sustentabilidade, cartazes, alusivos a sustentabilidade, musicas compostas pelos alunos, parodias, dramatizações consoante a sustentabilidade e a paz. Portanto, procurou o Colégio levar e proporcionar meios e modos para se atingir a idéia de um ambiente junino sustentável e com muita paz, o qual contou com a participação de professores, vice-direção, funcionários, alunos e pais de alunos é o agradecimento do gestor da U.E professor Wellington Ferreira Pires.



Nenhum comentário:

Postar um comentário