AuIas de natureza
Toda criança já participou de uma apresentação na escola vestida de árvore, flor ou cantando músicas de proteção ao verde. O objetivo é levar o aprendizado dessas atividades para o cotidiano. É o caminho para formar a consciência ambiental nos alunos. A coordenadora de educação ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Solange Alcântara, acredita no poder da educação continuada nas questões ambientais. "As escolas fazem sempre algo pontual em datas comemorativas, mas aeduca-ção ambiental deve ser uma ação perene e ligada às práticas da rotina da criança".
As aulas de matemática, por exemplo, podem ficar mais atrativas com a inserção de conteúdos ambientais. Quando o professor for explicar cálculo de proporcionalidade, pode usar a natureza como exemplo. "Ò ensino de educação ambiental não pode ficar restrito a apenas uma disciplina. Éumconhecimen-to que precisa ser transversa-lizado nas outras matérias", argumenta a pedagoga Ana Cristina Machado, especialista em educação ambiental da Faculdade Social da Bahia.
A pedagoga explica ainda que a integração das disciplinas deve ser formatada em quatro pilares: economia, política, cultura e ambiente..
INICIATIVA A construção de uma horta comunitária, em 2008, no Colégio Estadual Dr. Luís Rogério de Souza, em Plataforma, é um bom exemplo das ações educativas em meio ambiente. "Desde quando começamos o projeto, percebemos uma diminuição na agressividade dos alunos. Além disso, eles passaram a frequentar mais a escola", comemora a vice-diretora Maria Aparecida Lima Brito.
O projeto Plantando a Paz conta com a participação de cerca de 200 alunos dentre os 800 matriculados. "Além de reforçar namerenda, amanutenção da horta é mantida com apoio dos professores de matemática e ciências", diz a educadora.
Toda criança já participou de uma apresentação na escola vestida de árvore, flor ou cantando músicas de proteção ao verde. O objetivo é levar o aprendizado dessas atividades para o cotidiano. É o caminho para formar a consciência ambiental nos alunos. A coordenadora de educação ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Solange Alcântara, acredita no poder da educação continuada nas questões ambientais. "As escolas fazem sempre algo pontual em datas comemorativas, mas aeduca-ção ambiental deve ser uma ação perene e ligada às práticas da rotina da criança".
As aulas de matemática, por exemplo, podem ficar mais atrativas com a inserção de conteúdos ambientais. Quando o professor for explicar cálculo de proporcionalidade, pode usar a natureza como exemplo. "Ò ensino de educação ambiental não pode ficar restrito a apenas uma disciplina. Éumconhecimen-to que precisa ser transversa-lizado nas outras matérias", argumenta a pedagoga Ana Cristina Machado, especialista em educação ambiental da Faculdade Social da Bahia.
A pedagoga explica ainda que a integração das disciplinas deve ser formatada em quatro pilares: economia, política, cultura e ambiente..
INICIATIVA A construção de uma horta comunitária, em 2008, no Colégio Estadual Dr. Luís Rogério de Souza, em Plataforma, é um bom exemplo das ações educativas em meio ambiente. "Desde quando começamos o projeto, percebemos uma diminuição na agressividade dos alunos. Além disso, eles passaram a frequentar mais a escola", comemora a vice-diretora Maria Aparecida Lima Brito.
O projeto Plantando a Paz conta com a participação de cerca de 200 alunos dentre os 800 matriculados. "Além de reforçar namerenda, amanutenção da horta é mantida com apoio dos professores de matemática e ciências", diz a educadora.
Portanto, aproveitem o novo
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ ROGÉRIO DE SOUZA, gestor PROF. Wellington [AQUI]
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